Quando pensamos em viajar, logo refletimos sobre o melhor local que queremos ficar para relaxar e ter um bom momento com a família. O que muitos não sabem é que, para ter uma viagem tranquila, é necessário saber calcular a viagem.
Entender para onde vamos, quanto em média vamos gastar por dia, quais são os pontos turísticos para visitar, se a localidade fica próxima da área central: tudo isso será relevante para que, com um planejamento adequado, a viagem aconteça da forma mais perfeita.
Você tem dúvidas sobre o que fazer? Continue por aqui e descubra os mais destacados pontos para calcular em uma viagem!
1. Defina o meio de transporte que será usado e os gastos de locomoção
Qual será o meio de transporte que será usado para comportar você e sua família? Isso vai trazer uma média de gastos importante para sua programação. É o primeiro ponto a ser pensado na hora de calcular uma viagem.
Os gastos de ônibus, de carro ou de avião são bem diferenciados; e isso impacta diretamente o orçamento que terá na viagem. Vale analisar também se haverá deslocamentos dentro da cidade de destino.
2. Avalie as paradas no trajeto para calcular a viagem
Desde o início, se viajar de automóvel próprio, deve-se avaliar a distância a ser percorrida, além das possíveis paradas que vão ocorrer. Leve em conta o perfil da sua família ou de quem estará na estrada com você: se há filhos pequenos ou pessoas mais idosas que necessitem de pausas para descanso, ir ao banheiro e se alimentar.
Estar bem preparado para os possíveis gastos, por menores que pareçam ser, faz com que se tenha uma viagem tranquila. Afaste as reclamações e tenha mais bem-estar entre os familiares: planejar com antecedência as despesas com eventuais paradas também entra nos pontos para calcular em uma viagem.
3. Considere a alimentação que terá no dia a dia
A alimentação é uma necessidade básica do ser humano. E um dos erros mais comuns dos viajantes é: não adicionar a alimentação na hora de calcular a viagem. Faça uma pesquisa, ao menos aproximada, dos preços médios de café da manhã, almoço e jantar do local escolhido.
Dê atenção para as refeições que sua família normalmente faz e se o hotel ou resort em que vão se hospedar tem algumas dessas refeições já inclusas. Isso vai ajudar bastante a não ter surpresas na hora de aprontar o orçamento da sua viagem!
4. Avalie se fará compras de presentes e recordações do local
Sempre que vamos a um lugar de que gostamos, queremos comprar várias lembrancinhas e presentes para os amigos e familiares que ficaram em casa aguardando nossas fotos, certo?
Na hora de calcular a viagem, não se esqueça das lembrancinhas para si, para os amigos e para familiares. Assim, você já vai com mais segurança naquela lojinha do hotel, diretamente no que mais se encaixa com o dinheiro que levou para o passeio.
5. Tenha planejado também uma reserva para gastos extras
Apesar de todo o planejamento, já considerado acima nos principais pontos para calcular em uma viagem, imprevistos acontecem — e temos que estar um pouco preparados para isso! Na correria para a diversão, um chinelo pode arrebentar. Você pode perder o carregador do celular ou perceber que esqueceu a roupa de banho em casa, justamente na hora de relaxar na piscina do resort.
Esse recurso a mais pode nem chegar a ser tocado, mas é bom reservar algum valor e considerá-lo como parte integrante do orçamento, na hora de calcular a viagem, para que nada saia do seu controle!
Sempre que for planejar os passeios com a família, é recomendável retomar esses pontos listados, a fim de calcular a viagem de forma segura e com mais precisão. O mais importante é aproveitar os dias de lazer apenas para diversão e momentos felizes em família.
Gostou dos pontos para você calcular em uma viagem e está sonhando já com a próxima viagem? Conheça 5 dicas para aproveitar as férias das crianças!